Reprodução dos coelhos
"Em 1859, 24 coelhos foram soltos na natureza na Austrália, 6 anos depois haviam 2 milhões de coelhos"
Os coelhos atingem sua maturidade sexual aos 4 ou 5 meses de idade. Após essa idade o macho tentará montar a fêmea sempre que estiver por perto, sendo o processo rápido e natural.
Ao ocorrer a monta, entre 28 e 34 dias a fêmea irá parir os filhotes. Para isso, devemos separar a fêmea do macho e oferecer um lugar calmo e silencioso, assim, cerca de 2 a 3 dias antes do parto a mesma arranca seus pêlos abdominais para expor melhor suas tetas no momento da amamentação, acolchoar o nicho e evitar a perda de calor dos filhotes, colocando-os onde acha que deve ser seu ninho (preferencialmente dentro de uma caixinha de madeira). Quando soltas na natureza, as fêmeas cavam uma espécie de toca como ninho com o objetivo de manter suas crias longe de qualquer perigo.Os partos geralmente ocorrem à noite e têm duração de 15 a 30 minutos, podendo ser considerada normal a duração de até 6 horas de parto.
Após o parto já é possível que a fêmea engravide novamente, portanto, é importante manter o macho separado ou castra-lo para que não hajam crias indesejadas. Além disso, emprenhar várias vezes seguidas oferece risco de morte para a coelha.
Então pessoal, ao comprar um casal de coelhos deve-se atentar para essa característica de nossos pets. Eles não tem cio como os cães, estando sempre aptos a gerar filhotes. Por isso, se quer ter um companheiro para seu coelhinho, opte por um amigo do mesmo sexo, evitando estresses e problemas futuros.