Banho
Você sabia que coelhos podem SIM tomar banho?!?! Isso mesmo, coelhos tomam banho, porém há algumas precauções que devem ser tomadas!
Bom, primeiramente não se deve dar banho nos coelhos toda semana como fazemos com cães/gatos. ATENÇÂO: O banho dos coelhudos só deve ser dado quando não houver outra alternativa!!!!! Se estiver MUITO sujo, com odor desagradável ou por indicação de um veterinário competente e ESPECIALIZADO em animais silvestres. Além disso, o banho só poderá ser dado duas vezes no ano, ou seja, uma vez a cada seis meses.
Outra opção é dar um banho seco de vez em quando. Como? Pegue lencinhos umedecidos e vá esfregando de leve nos locais sujos até que a sujeira saia por completo.
Não tem jeito Luana, meu coelhinho se sujou muito e é preciso dar uma banho. E agora?? Então tudo bem, se você não quer correr o risco de machuca-lo ou assusta-lo ou não tem prática alguma, traga-o pra gente que daremos o banho e ensinaremos como fazer tambem. Se não tem como trazer ou prefere dar o banho em casa mesmo siga as seguintes instruções:
* MATERIAL:
-> Uma bacia que caiba o coelho dentro com espaço suficiente para ele se movimentar; -> Balde para armazenar outra quantidade de água; -> Pequeno recipiente para ajudar a molhar o coelho; -> Uma toalha de rosto para forrar a bacia (que deve ser separada apenas para esse fim); -> Uma toalha para secar o coelho; -> Secador; -> Shampoo para pets neutro; -> Algodão; -> Escova para pets; -> Água morna (teste a água no dorso da mão antes de imergir o coelho).
* MODO DE DAR O BANHO:
-> Primeiramente amorne a água e não se esqueça de testar a água no dorso da mão para não queimar seu coelhinho; -> Forre o fundo da bacia com a toalha de rosto, assim ele não irá escorregar e evitará tentativas de fuga por estresse ou medo; -> Coloque a água na bacia e a tempere conforme desejar. É importante ressaltar que o coelho não deve ficar totalmente imerso na água, portanto coloque apenas de 5 a 7 dedos de água dentro da bacia (o suficiente para imergir apenas as patas e parte da barriguinha); -> Separe um balde com a mesma água morna para o enxague; -> Deixe todos os outros materiais próximos de forma que fiquem ao seu alcance quando estiver dando o banho; -> Com muito cuidado e amor acalme e converse com seu bichinho sobre o que acontecerá em seguida e coloque uma bolinha de algodão em cada orelhinha para evitar que entre água; -> A bacia deve estar no chão! Assim, sente-se ao lado dela de forma confortável e que consiga passar segurança ao coelho enquanto estiver segurando-o; -> Coloque-o bem devagar dentro da água morna e molhe-o até o pescocinho (evite molhar rosto e cabeça, não será necessário); -> Após molhar o coelho por completo pegue pequenas porções do shampoo e esfregue até limpar todo o corpo dele; -> Enxague com água em abundancia utilizando o pequeno recipiente citado nos materiais não deixando resquícios do shampoo pois eles se lambem muito diariamente; -> Retire o coelho da bacia e o embrulhe na toalha. Seque-o bem com a toalha; -> Coloque o coelho em seu colo e ligue o secador. Para seca-lo não é necessário chegar o secador perto (não faça isso pois queima o bichinho) vá escovando e secando. É MUITO importante secar bem, não deixe nenhuma parte molhada ou úmida pois pode ocorrer o desenvolvimento de fungos.
OBS: mais uma vez frizo, NÂO DEIXE NENHUMA PARTE MOLHADA e não deixe entrar água nas orelhas, fungos são comuns nesses casos e muito difíceis de serem tratados. Caso o coelho comece a se debater ou fique assustado não tenha medo de se molhar!!! Retire-o da bacia e o coloque no colo até que o mesmo se acalme. POR FAVOR, não deixem seu bichinho estressado e sofrendo, isso não é necessário. NÂO levem e hipótese alguma para petshops darem banho em seu coelho, eles não são treinados e poderão submeter o seu pet a uma situação desnecessária e pânico extremo, o que pode levar a óbito. Se for necessário nós realizamos o procedimento, basta trazer o coelhinho para nós.
É isso pessoal, caso tenham dúvidas não façam NADA. Entrem em contato conosco que teremos o PRAZER em tirar todas as dúvidas, podendo assim propiciar melhor qualidade de vida e segurança ao seu coelho. Lembrem-se: responsabilidade acima de tudo.